8 de jul. de 2010

Eventos de anime. ouch

Comecei a freqüentar os "famosos" eventos de anime por volta de 1999, quando naquela época a intenção dos mesmos era divulgar animes, exibições, conforme os eventos foram se passando, apareciam uns cosplays aqui, outros alí e algumas pessoas vendendo algumas coisas, como dvds, cds, mangás, etc... Mas a intenção mesmo era reunir pessoas para ver anime... Cosplay era mera diversão, nada muito "bem feito" nos padrões atuais, mas eram bem respeitados.
Com avanço da internetz para todos e download fácil, ficou meio sem nexo essa coisa de ir a evento para "ver anime", ficou mais ...ir a evento para "encontrar o pessoal", usar cosplay, e comprar coisas... Mas o que vejo nos eventos de agora é um bando de sem noção do que estão ao certo fazendo lá, um bando de pessoas gritando, arrumando confusão e por aí vai... Cosplay? Só para elite, panelinha fechada mesmo, concurso virou alvo de intrigas, fofocas, etc... Ir ver os amigos? Que nada! Agora as pessoas querem ir a eventos para mostrar seu visual para os amigos, brigar entre "tribos" e pegar gatinhas. rs
Evento virou sinônimo de shows de qualquer banda, desfile de cosplays e passarela para visuais, um mais doido que o outro, perdeu-se toda "Mágia" de antigamente. Como serão os eventos daqui a 5 anos? Cansei de escrever.

5 comentários:

Jorge dos Santos Valpaços disse...

Os eventos de anime, como quaisquer eventos socioculturais, mudam com o tempo. Seu ponto de vista é saudosista, talvez como o meu que começou a frequentar tais eventos um pouco antes. Porém, é possível hoje ter abordagens que não se tinha outrora. Um exemplo são as bandas, com mais qualidade, por exemplo. Há ainda centros de produção cultural como oficinas de mangás que ainda existem. Há quem os frequente para comprar acessórios ou outros produtos "do ramo". Eu vou com um olhar etnográfico e observo que o olhar saudosista quase sempre oculta os problemas do passado. Será que os eventos do passado são tão bons assim ou também inserimos nossa vontade de não deixar o passado pra trás?

Silver disse...

No passado não havia emos, VK nem guerrinha cosplay do CB. A qualidade era portanto indiscutivelmente superior.

Jorge dos Santos Valpaços disse...

Silver, visão evolucionista a sua. Em outrora não havia DS, Nintendo Wii, por exemplo. Bem, não há como comparar passado com presente.

Silver disse...

Tanto SNES e GBC quanto DS e Wii possuem jogos bons, ruins e clássicos épicos.

Leandro disse...

Realmente os eventos antigamente eram bem melhores para nós que os atuais, mas pra essa nova geração ai, esses eventos são o máximo... vcs tem q entender q a atual geração de adolescente gostam de Cine, Restart... esse lixos de uma sociedade abitolada/alienada... temos q dar graças a Deus os q se interessam por uma cultura diferente...
Não tiro tua razão Nakajima. É a vida gente, tudo evolui, mas nem sempre pro melhor... srsr